Online

2ª a 6ª Feira
das 09:00
às 18:00hs
Acesso Interno
 
 

Categorias Estado Cidade Bairro Nome

STOP São Paulo - Um filme de D Matteo, O gato de botas

Escrito por FRAN em 9/6/2011 4:33:01 PM

O filme nasceu de um desafio de mais de 10 anos quando na escola de cinema eu propus em sala, num filme coletivo, um personagem que morava em Itaquera e todos discordaram alegando que jamais poderia morar aqui alguém de tão elevado nível , aí eu vi o quanto nos desconheciam  e nos menosprezavam ,então decidi que um dia filmaria em Pedra-dura, nossa cidade.
     STOP São Paulo reconta os ataques de 2006 do crime organizado. Só que com nova ótica que é a do documento “São Paulo sob achaque” feito nos EUAs no primeiro semestre, em que aponta a corrupção policial como o pilar fundamental que possibilitou os atentados. Como relata o documento, pouco tempo antes do ocorrido ocorreu uma extorsão, por policiais civis, de uma boa quantia do sobrinho do chefe do crime organizado. Contribuiu também a concentração de centenas de bandidos periculosos num único presídio. Da atualidade e em retrospectiva, a obra vai chegando a 2006, mas numa perspectiva de negatividade tanto para a sociedade, como também para a própria organização pois morreram centenas de criminosos, supostamente da facção.
     O filme tem 4 pilares fundamentais que são a própria polícia lutando para conter não só o crime, mas também a polícia corrupta que acaba alimento o círculo da violência. Mas mesmo essa Corregedoria sofre pressões por parte dos políticos, do governo, de policiais de alta patente e de criminosos de farda, chegando até mesmo à selvageria, não denegriremos a imagem da polícia, somente retrataremos o que, de fato, se comprova . Outro pilar é o crime organizado: quantos são, como agem, como são infiltrados e corrompem o sistema. Faremos uma garimpagem  apesar das contradições ditas  pelo governo e o que se lê na mídia. Deixo claro que o filme não atua como polícia contra o crime organizado, pois publicará o que já foi dito. E nem trará denúncias contra esse grupo porque acredito que a arte não tem esse papel e sei bem claro qual é o papel da arte: é o veículo que reflete o social ajudando na sua transformação. Mais um pilar é o milionário tráfico de drogas que acaba alimentando não só os traficantes, mas ajuda uma gama de outras atividades criminosas que são então patrocinadas pelo dinheiro vindo das drogas. E, por último, é o Funk dito “proibidão”, pois acaba sendo uma espécie de legitimação ideológica da prática criminosa dando aparência de normalidade e justificativa para atitudes violentas.
     Eu simplesmente amo Itaquera, considero que nasci aqui, pois cheguei com oito meses de idade. Aqui cresci e me desenvolvi vendo as boas transformações que até o momento e dum futuro bem próximo constataremos. Nosso bairro é uma bola da vez no mundo inteiro devido sediar a abertura da Copa-14 e isso quero retratar, como pano de fundo
     E aproveito para fazer uma crítica construtiva do nome da estação Dom Bosco. Ter tirado o nome “Jacu-Pêssego” nos empobreceu culturalmente, pois Jacu foi um importante rio e Pêssego foi pela cultura que deu fama à Colônia japonesa e nos remete até a Segunda Grande Guerra. Luciano Poletti, um agrônomo italiano, teve que trabalhar para Mussoline em fazendas experimentais até conseguir fugir para o Brasil e aclimatar não só a uva Itália, como também o próprio pêssego em Ferraz de Vasconcelos. Acontece que ele tinha um colaborador ligado à Colônia que trouxe o famoso fruto para Itaquera trazendo progresso para todos nós. Todos dizem que Dom Bosco é uma ótima pessoa e calculo que ele gostaria, em prol da comunidade, de dividir o nome da nossa estação: Dom Bosco – Jacú Pêssego e resgatar a História.

Texto: D Matteo, O gato de botas
Quer colaborar com este espaço: fran@itaquera.com.br

Outras Notícias 
Três alunos de aulas gratuitas de karatê no CEU da Cidade Tiradentes ganham campeonato mundial da modalidade5/13/2016 10:14:41 AM
Itaquera comemora 328 anos com grandes transformações11/12/2014 8:53:43 AM
Planetário do Carmo volta a atender agendamentos de escolas públicas1/2/2013 1:40:09 PM
Núcleo de Direitos Humanos recebe visita do Secretário José Gregori11/21/2012 2:05:50 PM
Itaquera mantém feira de artesanato5/3/2012 8:56:29 AM
ALÔ, ITAQUERA! AGORA É SÉRIO!2/16/2012 6:32:13 AM
Prefeitura regulamenta lei sobre calçadas1/13/2012 9:01:24 AM
Prefeitura cede área pública para construção de SENAI em Itaquera1/3/2012 8:21:55 AM
Itaquera comemora seu 325º aniversário10/21/2011 1:42:37 PM
STOP São Paulo - Um filme de D Matteo, O gato de botas9/6/2011 4:33:01 PM
1234567

Banners